A FESTA DA DEMOCRACIA

No dia 29 do mês de outubro, o associado gremista teve a oportunidade de participar de algo inédito entre os grandes clubes do País.

Conforme edital publicado no dia 18 de outubro e na forma dos artigos 122, II, e 55 do Estatuto do Clube[1], o Conselho Deliberativo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, através de seu Presidente Dr. Raul Régis de Freitas Lima, convocou os associados maiores de 16 anos, com mais de 02 anos ininterruptos de vinculação ao Quadro Social e em situação regular nos últimos 12 meses para que ratificassem, ou não, as propostas de alteração estatutárias aprovadas pelo Conselho Deliberativo.

A votação ocorreu das 09:00 as 15:00 horas, período em que 448 Gremistas manifestaram sua opinião, sendo que 409 foram favoráveis as alterações, estas que, então, aprovadas por maioria, passaram a valer.

Cabe lembrar as propostas submetidas e ratificadas pelo Associado:

  • Redução da chamada cláusula de barreira, de 20% para 30%, para uma chapa concorrer ao Conselho Deliberativo;
  • Redução de 20% para 30% da cláusula de barreira para uma chapa concorrer ao Conselho de Administração;
  • Voto dos suplentes (na hipótese de ausência de conselheiro titular a uma sessão do Conselho, o mesmo será substituído pelo suplente presente, eleito pela mesma chapa);
  • “Ficha Limpa” para um candidato concorrer ao Conselho Deliberativo e ao Conselho de Administração;
  • Obrigatoriedade de nomeação das comissões permanentes.

O Grupo Grêmio Imortal, orgulhoso de ter contribuído nesse processo que culminou nas propostas de alterações do Estatuto Tricolor pelo Conselho, saúda a todos os Associados Gremistas que compareceram para, democraticamente, expressar sua opinião, e também saúda, em especial, ao Presidente do Conselho Deliberativo, Dr. Raul Régis de Freitas Lima, pela pioneira iniciativa entre os grandes clubes de futebol do Brasil.

Grupo Grêmio Imortal


[1] Art. 55. A Assembléia Geral é constituída dos associados maiores de 16 (dezesseis) anos, pertencentes ao quadro

social há mais de 2 (dois) anos, ininterruptamente, e em situação regular com o GRÊMIO nos 12 (doze) meses anteriores a realização da eleição.

Art. 122. Caso as disposições do art. 59 da Lei Federal nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, alterado pela Lei Federal nº 11.127, de 28 de junho de 2005, venham a ter aplicação definitivamente reconhecida e obrigatória para as entidades de prática desportiva, passam à Assembléia Geral as competências previstas naquele dispositivo, respeitado o seguinte:

II – para alterar o estatuto, a votação observará o § 3º do art. 56, passando o Conselho Deliberativo a ter iniciativa para proposta de alteração, que poderá ser submetida a simples ratificação pelo órgão competente.

1 comentário para “A FESTA DA DEMOCRACIA”

  1. Raul Regis de Freitas Lima disse:

    Prezado Gilberto e demais componentes do Movimento. Minha saudação à todos. Parabéns pelo título da matéria, que bem retrata o evento. Imperioso registrar que nada teria sido conseguido não fosse a efetiva contribuição e participação de todos nós Gremistas,Conselheiros,Associados e Movimentos Políticos. Ao Grêmio Imortal, sempre presente e participativo,deixo registrado o meu eterno agradecimento.Também estou muito orgulhoso de, juntamente com vocês e com outros grandes gremistas partícipes do evento, ter mais uma vez servido ao GRÊMIO. Foi, realmente, uma grande FESTA DA DEMOCRACIA.
    Um grande abraço,
    Raul Regis de Freitas Lima
    Presidente do Conselho Deliberativo

Comente